quinta-feira, 3 de abril de 2008

Como elaborar o artigo da discplina Historiografia do Brasil

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGO
Prof. Francisco Antonio da Silva, Curso de História da Fafidam-UECE

1. Título: o título deve ser claro e refletir o conteúdo do trabalho. Não confundir título com a temática sugerida pelo professor para a elaboração do artigo. Logo abaixo do título, centralizado à direita deve consta identificação do autor do resumo: Aluno, Curso-UNIVERSIDADE, Disciplina, Semestre.

2. Resumo: o resumo deve ser sintético abordando em linhas gerais o tema, objetivos e breves considerações. Deve conter entre 250 e 300 caracteres, escrito em um único parágrafo (sem o recuo à esquerda).

3. Introdução: a introdução é uma espécie de resumo ampliado. Nela o(a) aluno(a) deverá expor com clareza qual o objeto, assunto ou temática escolhida para a confecção do trabalho, fazendo os devidos recortes, ou seja, a delimitação (espaço-temporal, obra, autor, etc.), justificando a escolha do tema e sua delimitação. É preciso deixar claro o que o(a) aluno(a) que alcançar com o trabalho, isto é, é necessário deixar claro quais os objetivos a serem alcançados. Se for o caso, descrever o referencial teórico-metodológico (perspectiva de abordagem do tema e os caminhos para que o trabalho se realize). Mostrar como o texto será exposto, ou seja, em que partes você dividiu o trabalho e o que trata cada uma delas. Lembre-se, a introdução é uma das últimas partes do trabalho a ser elaborada, pois não se pode introduzir aquilo que ainda não foi criado.

3. Desenvolvimento: o desenvolvimento é o corpo do trabalho, onde você abordará o que foi exposto na introdução. Geralmente é dado um título (ou títulos) a esta parte, podendo ser subdivida em vários subtítulos. O título é chamado de sessão e os subtítulos de subsessões. Jamais coloque o nome desenvolvimento em seu trabalho.

4. Considerações Finais: nas considerações você faz uma breve reflexão a respeito das principais questões desenvolvidas no trabalho. Observe que as considerações não é uma síntese do trabalho.

5. Referências Bibliográficas: nenhum trabalho científico pode deixar de arrolar a bibliografia que lhe serviu de base. Mas que ela seja citada corretamente. Vejam abaixo algumas possibilidades:
a) Livro: SOBRENOME, Nome. Título. Edição, Local, Editora, Data.
b)Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome. Título. IN. SOBRENOME, Nome. Título. Edição, Local, Editora, Data.
c) Artigo. SOBRENOME, Nome. Título. IN. Revista, Local, Editora, Data, nº, volume.
d) Texto de Internet. SOBRENOME, Nome. Título. Disponível no site http://.../, acesso em (Data do acesso).

6. Outras Orientações:
6.1. O título do texto deverá ser digitado em Caixa Baixa (A primeira letra de cada palavra deverá se escrita com maiúscula e em negrito), assim como a Introdução e as outras Sessões do Trabalho. Os subtítulos são digitados em Negrito e Itálico.

6.2. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

6.3. As citações devem ser “colocadas entre aspas e itálico”, ficando no corpo do texto se não ultrapassarem 03 (três) linhas. No caso em que as citações ultrapassam três linhas deve ser destacadas do texto, recuando 04 (quatro) centímetros à esquerda, espaço simples, fonte tamanho 11 e sem aspas.

6.4. as referências bibliográficas no decorrer do texto podem ser feitas diretamente no corpo do trabalho da seguinte maneira: a) (SILVA, 1993: 25, ou seja, SOBRENOME do autor, ano da publicação da obra e página) e b) Silva (1993:25) – a referência é feita desta forma quando o sobrenome do autor faz parte do corpo do texto. As referências também podem ser colocadas em notas de rodapé, de preferência no fim do texto.
Obs. Quando o mesmo autor é citado mais de uma vez no texto não é necessário colocar toda a referência bibliográfica, bastando apenas fazer o seguinte (SILVA, op. cit., p. 31), ou Silva (op. cit., p. 31). Se há várias citações seguidas coloca-se apenas, idem, op. cit., p.35).

Nenhum comentário: