quarta-feira, 29 de outubro de 2008

OH, GILBERTO!

Por Francisco Antonio da Silva[1]
O que fez Gilberto Freire? Talvez, a maior história do Brasil senhorial. Talvez a falta do y não identifique o autor. É o mesmo de Casa-Grande & Senzala. Não é problema ter, ele falado, dos senhores escravocratas. Talvez, qualquer brasileiro inteligente ou, no mínimo, interessado em saber o que foi o Brasil de 1500 até nossos dias deveria ler Gilberto Freyre, de Casa-Grande e Senzala.
Brasileiros, somos nós. Infelizmente, a forma em que deu o municipalismo hoje, tenha atrapalhado especialistas de todas as áreas do conhecimento. Alguns dizem que somos o país do FUTURO. Nós somos o Brasil; mal compreendido por todos (até por nossos maiores gênios).
O que podemos fazer (sem interrogação). Não pergunto aos brasileiros (chega de regionalismos), nós somos um povo universal (chega de eugenia). Ela serve para os senhores de todos os tipos (nessa tipologia não excluo os que se dizem socialistas e comunistas). Infelizmente, foi uma descoberta incrível: o falo serviria como instrumento de domínio. Que descoberta! Infelizmente é preciso reavaliar tal tese: não faz mais sentido tal teoria. O duro é questionar a prática. Eis o dilema da sociedade ocidental.
[1] Francisco Antonio da Silva é graduado em História pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Sociologia pela UFC.

Nenhum comentário: